sábado, 20 de julho de 2013

Como escolher corretamente no namoro?

Juízes 14: 1-20

E desceu Sansão a Timnate; e, vendo em Timnate uma mulher das filhas dos filisteus,
Subiu, e declarou-o a seu pai e a sua mãe, e disse: Vi uma mulher em Timnate, das filhas dos filisteus; agora, pois, tomai-ma por mulher.
Porém seu pai e sua mãe lhe disseram: Não há, porventura, mulher entre as filhas de teus irmãos, nem entre todo o meu povo, para que tu vás tomar mulher dos filisteus, daqueles incircuncisos? E disse Sansão a seu pai: Toma-me esta, porque ela agrada aos meus olhos.
Mas seu pai e sua mãe não sabiam que isto vinha do Senhor; pois buscava ocasião contra os filisteus; porquanto naquele tempo os filisteus dominavam sobre Israel.
Desceu, pois, Sansão com seu pai e com sua mãe a Timnate; e, chegando às vinhas de Timnate eis que um filho de leão, rugindo, lhe saiu ao encontro.
Então o Espírito do Senhor se apossou dele tão poderosamente que despedaçou o leão, como quem despedaça um cabrito, sem ter nada na sua mão; porém nem a seu pai nem a sua mãe deu a saber o que tinha feito.
E desceu, e falou àquela mulher, e ela agradou aos olhos de Sansão.
E depois de alguns dias voltou ele para tomá-la; e, apartando-se do caminho para ver o corpo do leão morto, eis que nele havia um enxame de abelhas com mel.
E tomou-o nas suas mãos, e foi andando e comendo dele; e foi a seu pai e a sua mãe, e deu-lhes do mel, e comeram; porém não lhes deu a saber que tomara o mel do corpo do leão.
Descendo, pois, seu pai àquela mulher, fez Sansão ali um banquete; porque assim os moços costumavam fazer.
E sucedeu que, como o vissem, trouxeram trinta companheiros para estarem com ele.
Disse-lhes, pois, Sansão: Eu vos darei um enigma para decifrar; e, se nos sete dias das bodas o decifrardes e descobrirdes, eu vos darei trinta lençóis e trinta mudas de roupas.
E, se não puderdes decifrar, vós me dareis a mim trinta lençóis e as trinta mudas de roupas. E eles lhe disseram: Dá-nos o teu enigma a decifrar, para que o ouçamos.
Então lhes disse: Do comedor saiu comida, e do forte saiu doçura. E em três dias não puderam decifrar o enigma.
E sucedeu que, ao sétimo dia, disseram à mulher de Sansão: Persuade a teu marido que nos declare o enigma, para que porventura não queimemos a fogo a ti e à casa de teu pai; chamastes-nos aqui para vos apossardes do que é nosso, não é assim?
E a mulher de Sansão chorou diante dele, e disse: Tão-somente me desprezas, e não me amas; pois deste aos filhos do meu povo um enigma para decifrar, e ainda não o declaraste a mim. E ele lhe disse: Eis que nem a meu pai nem a minha mãe o declarei, e to declararia a ti?
E chorou diante dele os sete dias em que celebravam as bodas; sucedeu, pois, que ao sétimo dia lho declarou, porquanto o importunava; então ela declarou o enigma aos filhos do seu povo.
Disseram, pois, a Sansão os homens daquela cidade, ao sétimo dia, antes de se pôr o sol: Que coisa há mais doce do que o mel? E que coisa há mais forte do que o leão? E ele lhes disse: Se vós não lavrásseis com a minha novilha, nunca teríeis descoberto o meu enigma.
Então o Espírito do Senhor tão poderosamente se apossou dele, que desceu aos ascalonitas, e matou deles trinta homens, e tomou as suas roupas, e deu as mudas de roupas aos que declararam o enigma; porém acendeu-se a sua ira, e subiu à casa de seu pai.
E a mulher de Sansão foi dada ao seu companheiro que antes o acompanhava.

Será que encontramos um modelo de namoro aqui? É claro que não! Pelo contrário, observando o exemplo de Sansão, podemos aprender o que não se deve fazer quando um rapaz quer escolher a namorada (ou uma moça, o namorado). Sansão fez tudo de maneira incorreta e impensada e sofreu as consequências de suas atitudes. Se não tomarmos cuidado, podemos sofrer como ele sofreu. Vamos analisar juntos as lições da história de Sansão:
·         Ele procurou uma moça que não conhecia a Deus (v.2).
·         Sua atitude foi impulsiva. Ele viu a moça e já queria casar-se com ela (v.2).
·         Ele se baseou apenas na aparência e na paixão (v.3).
·         Sansão não ouviu os conselhos dos pais (v.3).
·         A moça de quem ele gostou o acabou traindo e era falsa (v.15-16).
·         Sansão perdeu a mulher por quem se apaixonou (v.20).
·         Se nossas escolhas não contarem com bom senso, iremos sofrer as consequências.

A Bíblia também orienta sobre as qualidades que uma moça deve procurar em um rapaz, assim como o rapaz deve procurar em uma moça.
·         Alguém que seja crente em Cristo (2 Coríntios 6:14-16).
·         Alguém que coloca Deus em primeiro lugar na vida (Mateus 6:33).
·         Alguém que serve a Deus fielmente (1 Coríntios 4:2).
·         Alguém que procura viver com sabedoria (Éfesios 5: 15-16).

Luís Palau, em seu livro Com quem vou me casar (São Paulo: Editora Mundo Cristão), relaciona doze perguntas aos noivos.

1.       Ele (a) é um (a) verdadeiro (a) crente?
2.       Estou orgulhoso dele (a) ou me envergonharia de apresenta-lo (a) a alguém importante?
3.       Considero-o (a) inferior a mim em algum sentido?
4.       Sinto respeito por ele (a)? 
5.       Quando oro, sinto tranquilidade ao me imaginar casando com essa pessoa?
6.       Tenho plena confiança em seu amor e fidelidade, ou alimento suspeitas e ciúmes?
7.       Podemos conversar juntos por longas horas, sem nos cansar?
8.       Estou disposto a esperar o tempo que for necessário?
9.       Quero impor sempre a minha opinião e meus desejos?
10.   Essa pessoa é digna de mim? Suprirá minhas deficiências? E eu? Suprirei as suas?
11.   Sinto-me atraído fisicamente por essa pessoa com quem penso me casar?
12.   Meus pais e os dele(dela) estão satisfeitos e de acordo com nosso noivado e com o casamento?

Conclusão

Deus planejou que o ser humano exerça sua sexualidade entre o homem e a mulher no plano do companheirismo e numa parceria de vida, não apenas no ato sexual (Genesis 2:24 e Mateus 119:3-11). O sexo deve acontecer no momento certo e com a pessoa certa, sendo assim, uma união completa que torna duas pessoas do sexo oposto como partes de uma unidade indissolúvel (1 Coríntios 7:4).
Como Jaime Kemp escreveu: “o mesmo Deus, que oferece as boas-novas de salvação ao mundo, também criou o sexo. E o colocou no contexto do casamento para que o casal possa celebrar seu relacionamento, com total liberdade e satisfação. Deus deseja que cada casal casado aprofunde sua intimidade em todos os níveis e desenvolva entre si uma intimidade sexual que glorifique aquele que a idealizou.” Amém.

Fonte: Respostas Bíblicas para perguntas Intrigantes – Editora Cristã Evangélica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui